terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Butterfly Cake

INGREDIENTES
(Base de chocolate)


6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de farinha
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá (não muito cheia) de fermento

(Topo tipo pão-de-ló)
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá (não muito cheia) de fermento

Calda
½ L de água
10 colheres de sopa (não muito cheias) de açúcar
1 colher de café de aroma de baunilha
20 a 25 cl de sumol de ananás (se optar por 1 lata de sumol, verta quase tudo… não necessita da lata inteira).

Recheio
1 pacote de natas (adoçado a gosto)
Este bolo também fica muito bom com recheio de natas e morangos. Neste caso deve lavar muito bem os morangos, cortá-los em quadradinhos pequeninos e envolvê-los no chantilly.

Cobertura
2* pacotes de natas (adoçado a gosto)
* sobra alguma coisa mas 1 pacote é pouco
Pode optar por outra cobertura como por exemplo:
1 pacote de natas
1 tablete de chocolate negro
2 colheres de sopa de leite condensado

PREPARAÇÃO

Comece por preparar a calda levando a água ao lume com o açúcar e a baunilha. Depois de levantar fervura deixe ferver por 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer. Quando estiver fria, acrescente o sumol e reserve.

Base de chocolate
Comece por bater as claras em castelo com uma pitada de sal, vá acrescentando as gemas uma a uma e de seguida o açúcar até obter um creme fofo. Por fim envolva com uma colher de pau a farinha peneirada, misturada com o chocolate e o fermento. Forre uma forma com papel vegetal e leve ao forno a 180 / 200ºC durante 20 minutos. Depois de cozido retire e deixe arrefecer.

Repita o mesmo processo para o topo. Quando tiver os dois bolos preparados (e já frios) coloque a base de chocolate no prato definitivo. Com a ajuda de uma faca, retire a crosta de forma a ficar apenas com a parte da massa fofa. Faça a mesma operação com o topo do bolo. De seguida pique com um palito e molhe todo o bolo com a calda até ficar bem humedecido. Deve fazer esta operação com o pão-de-ló mas não pode ficar tão húmido senão torna-se impossível pegar nele para sobrepor por cima do bolo…

Bata as natas em chantilly e recheie o bolo. Cubra com o pão-de-ló. Se optar por fazer o bolo de véspera, será hora de o guardar no frigorífico coberto com película e deixar a cobertura para o dia seguinte. Este bolo é sempre melhor de um dia para o outro para ficar mais húmido.

No próprio dia bata as restantes natas em chantilly e cubra toda a superfície. Decore a gosto.