sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PAPAS DE AVEIA


Ingredientes:
5 Colheres de sopa de flocos de aveia integrais
1 Copo de leite magro
½ Copo de água
1 Pau de canela
1 Casca de limão
Adoçante q.b.
Canela para polvilhar

Opcional:
. 1 Colher café sementes de chia;
.Numa fase mais avançada da dieta, pode introduzir frutos secos (nozes, amêndoas ou avelãs). Em substituição do adoçante pode recorrer a passas ou mirtilos secos.

Preparação:
Coloque o leite, a água, o pau de canela e os flocos num tacho. Deixe amolecer um bocadinho. Leve ao lume. Quando começar a ferver, reduza a temperatura e mexa até reduzir o suficiente por forma a ter uma consistência cremosa. Retire o pau de canela e adoce a gosto. Coloque numa taça e polvilhe com canela em pó. Está pronto a servir.

Bom apetite!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CREME DE LEGUMES

 Ingredientes:
1 Cebola
1 Courgette com casca
1 alho francês
200grs couve flor
Azeite
Sal


Preparação:
Coloque a cebola, a courgette, o alho francês e o azeite num tacho e leve ao lume. Deixe estufar em lume brando só com um bocadinho de água. Quando estes legumes estiverem macios, acrescente a couve-flor e água. Deixe agora a couve-flor cozer bem. Quando estiver tudo cozido, passe com a varinha. Está pronta a servir.

. Em cada prato, coloque 10grs de natas (um pingo) ao centro. As natas vão amaciar a sopa e atribuir-lhe uma textura aveludada.


Bom apetite!

COGUMELOS CREMOSOS

Ingredientes (2/3 doses)
150grs cogumelos lavados e laminados
1 Cebola picada
2 Dentes de alho picados
200grs folhas de espinafres
Azeite
Sal
Pimenta
1 Colher sobremesa mostarda Dijon
1 Colher sopa queijo Philadelphia Light
1 Colher sopa leite magro
1 Mão queijo ralado magro

Preparação

Cogumelos cremosos

Coloque a cebola e os alhos no azeite e leve ao lume. Junte os cogumelos e deixe-os reduzir de tamanho (ficarem dourados). Adicione os espinafres e mexa. Junte a mostarda. À parte, dissolva o queijo Philadelphia no leite (ficará com o aspecto cremoso de natas). Junta aos restantes ingredientes que tem na frigideira e vá mexendo. Tempere com sal e pimenta. Pode necessitar de acrescentar mais um pouco de leite… Vá mexendo e tente manter o preparado cremoso, sem o deixar secar.
Verta este preparado numa forma que possa levar ao forno ou micro-ondas e espalhe o queijo ralado por cima. Leve a gratinar (ou nãose colocar o queijo de imediato e levar logo para a mesa o queijo derrete e acaba por se envolver muito bem nesta mistura. Depende do gosto de cada um…).

Esta receita é excelente para acompanhar um bom bife do lombo grelhado; bife de frango; peru ou até mesmo uma simples omelete.

Bom apetite!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

BACALHAU COM GRELOS e puré de couve-flor

Ingredientes:
1 posta de bacalhau com 400grs
1 cebola
2 dentes de alho
400grs grelos (ou espinafres)
1 folha de louro
Leite magro (opcional)
Azeite
Sal
Pimenta

Preparação:
Coza os grelos e reserve. Coza o bacalhau em água e leite e a folha de louro. Quando cozido retire-lhe a pele e as espinhas. Reserve. Guarde alguma água da cozedura do bacalhau. Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume com um fio (bom) de azeite. Quando a cebola estiver douradinha coloque o bacalhau e os grelos. Deixe refugar em lume brando. Tempere com pimenta preta moída na altura e retifique o sal.

Acompanhamento:
Puré de couve-flor

Ingredientes:
400grs de couve-flor
Água
Leite magro
1 fio de azeite
1 gema de ovo
Noz moscada
Sal
Pimenta
Sumo de limão

Preparação:
Coza a couve-flor em água e acrescente um pouco da água de cozer o bacalhau. Depois de cozida escorra-a bem. Acrescente um pouco de leite magro e o fio de azeite e passe com a varinha. Junte a gema de ovo e os temperos restantes. Leve ao lume 1 ou 2 minutos (só por causa do ovo). Está pronto a servir.

Obs: se quiser pode fazer em versão empadão. Coloque uma porção de puré no fundo de um pirex, os grelos com o bacalhau de seguida e cubra com uma última camada de puré. Espalhe um pouco de queijo ralado magro por cima e leve ao forno para gratinar.

Bom apetite!

A FOTO SERÁ PUBLICADA ASSIM QUE POSSÍVEL

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CHIPS caseiros de maçã e canela

Ingredientes
2 Maçãs (1 golden e outra Grany Smith ou qualquer outra a gosto)
Canela

Preparação
Lave bem as maças. Retire o caroço com a ajuda de um utensilio de cozinha apropriado. Corte as maças em rodelas fininhas e disponha-as sobre uma grelha. Polvilhe com canela em pó. Leve ao forno aproximadamente 1 hora a uma temperatura de 100Cº. Desligue o forno e deixe-as arrefecer no interior.


Chips caseiros de maça e canela

Esta é uma opção saudável às batatas fritas! Um crocante ideal e estaladiço para um domingo à tarde, na companhia de um bom chá!

Bom apetite!




quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Omolete de salmão fumado

Ingredientes
3 ovos
1 fatia queijo flamengo magro
2 fatias de salmão fumado
1 fio de azeite

Preparação

Omolete de salmão fumado

Bata os ovos e reserve. Aqueça uma frigideira com o fio de azeite. Limpe o excesso com papel de cozinha. Deite os ovos e deixe encorpar. Quando os ovos tiverem encorpado coloque o queijo e depois o salmão. Dobre as laterais sobre o centro e transforme o circulo num rectângulo. Vire a omolete e deixe dourar de ambos os lados. Retire e está pronta a servir. Acompanhe com uma salada verde.



Bom apetite!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Gelatina de café caseira

Ingredientes
500ml água a ferver
5 folhas de gelatina
2 chávenas (pequenas) de café de cafeteira
2 chávenas (pequenas) água fria
Adoçante q.b.

Faça 1 cafeteira de café de saco. Deixe repousar. Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Ferva os 500ml de água. Quando a água estiver a ferver, junte as folhas de gelatina. Mexa. Junte agora o café já repousado. Adoçe a gosto. Retire do lume. Junte a água fria. Está pronta para colocar em frasquinhos e espere o arrefecimento antes de colocar no frio. Demora 3 a 5 horas a solidificar.

Obs: esta receita dá para 7 doses individuais.

Bom apetite!!

domingo, 6 de janeiro de 2013

Empadão mexicano

Ingredientes
300grs de carne picada (pode ser uma mistura de vaca e peru ou frango)
1 pacote de tempero seco para tacos (à venda no El Corte Inglês)
Meia cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa bem cheia de queijo Philadelphia light
1 tomate grande sem sementes cortado aos cubinhos
Alface lavada e cortada em juliana
Uma mão cheia de queijo ralado magro
Meia lata de tomate aos pedaços
Um fiozinho de azeite
Sal, pimenta e oregãos

Preparação
Ponha o fio de azeite numa frigideira e quando estiver quente, junte o alho e a cebola e mexa. Junte a carne e vá mexendo. Tempere com sal e pimenta. Junte o tempero de taco e mexa até a carne estar douradinha. Retire da frigideira e ponha numa taça funda para servir à mesa, de forma a cobrir o fundo.
Espalhe o queijo philadelphia por cima de forma uniforme, de forma a tapar a carne toda. Polvilhe com o queijo ralado também de uma forma uniforme, de forma a cobrir o queijo Philadelphia (como a carne está quente, o queijo ralado vai derreter um pouco).
Espalhe o tomate por cima do queijo e polvilhe com oregãos. Agora a alface por cima do tomate, sempre a cobrir a camada interior por inteiro. Tempere os tamates em lata com sal, pimenta e oregãos e espalhe levemente por cima da alface. Está pronto a servir. Pode, se quiser, acompanhar com uma salada verde.


Obs: este prato é muito simples de confeccionar e rende imenso. Dificilmente conseguirá fazer apenas 1 refeição com este preparado. Mas tenho de vos confessar… este empadão mexicano é simplesmente maravilhoso, com sabores tão difentes dos  habituais e ao mesmo tempo uma combinação tão maravilhosa e de tão boa degustação.

Bom apetite!

sábado, 5 de janeiro de 2013

Almofadinhas de atum



2 Latas de atum em água
1 Tomate picado sem sementes
½ Pimento vermelho picado
1 Ovo batido
Sal e pimenta
1 Colher salsa picada
Sementes de papoila
Azeite

Ponha o atum escorrido numa tigela e adicione o tomate, o pimento e a salsa. Tempere com sal e pimenta. Adicione o ovo e mexa. Faça bolinhas pequenas. Polvilhe com sementes de papoila.
Na receita original deve terminá-los assim: em azeite bem quente, frite durante 2 minutos de cada lado até ficarem dourados.
Na minha receita: forrei uma frigideira com papel vegetal antiaderente. Verti um fio de azeite e limpei os excessos com papel de cozinha. Quando estava quente, coloquei as bolinhas uma a uma. Virei-as passado alguns minutos com a ajuda de uma espátula. Deixei-as ficar mais dois minutos e estavam prontas. Esta versão é mais saudável porque não é frito!
Servi as almofadinhas acompanhadas de uma bela salada de alface e canónigos.
As almofadinhas a cozinhar no papel vegetal

Apresentação final

Obs: fiz a receita com as quantidades que vinham indicadas no livros (as mesmas em epígrafe) mas rapidamente cheguei à conclusão que é imenso… Estas almofadinhas dão pelo menos para duas refeições! Assim sendo, quando fizer esta receita já sabe que terá excedentes, ou a tal refeição já preparada, para levar para o trabalho ou para consumir quando chegar a casa esfomeada!

Bom apetite,

Teresa B.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Wrap /trouxa de couve lombarda

200grs peru
1 colher de sopa de molho de soja
Gengibre fresco picado (do tamanho de um dente de alho)
1 Dente de alho picado
Ervas aromáticas
Um fio de azeite
1 Cebola pequena às rodelas finas
½ Pimento vermelho cortado em cubos
3 Folhas de couve lombarda cozidas

Preparação:
Corte a carne em pedacinhos muito, muito pequeninos (como se fosse picada). Coloque numa tijela juntamente com o molho de soja, o gengibre, o alho e as ervas aromáticas. Misture e reserve, tapado. Ponha um fio de azeite numa frigideira e, quando estiver quente, junte a cebola e o pimento. Misture durante cerca de 1. Junte a carne e mexa até estar pronta. Tempere com sal* e pimenta.
Divida a carne em 3 porções e ponha cada uma numa folha de couve lombarda cozida. Embrulhe e feche. Está pronto a servir.

* Não abuse do sal porque o molho de soja por si só já é bastante salgado. Prove antes de o colocar porque pode nem vir a precisar. Lembre-se que o sal é um dos principais causadores da retenção de líquidos!

Obs.: 3 porções são demasiado para uma refeição a não ser que tenha um apetite extremo. Pode dividir esta refeição em duas da seguinte forma:
Almoço 1:
. 2 Wrap /trouxas
Almoço 2:
. 1 Wrap /trouxa acompanhada de cogumelos (frescos) e/ou courgette grelhados.

Ao rentabilizar refeições faz com que tenha sempre uma refeição adiantada. É uma ferramenta muito útil para quando chegar a casa esfomeada. Também é uma excelente solução para aquelas pessoas que levam o almoço para o trabalho.

Bom apetite!

Teresa B.