terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Butterfly Cake

INGREDIENTES
(Base de chocolate)


6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de farinha
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá (não muito cheia) de fermento

(Topo tipo pão-de-ló)
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá (não muito cheia) de fermento

Calda
½ L de água
10 colheres de sopa (não muito cheias) de açúcar
1 colher de café de aroma de baunilha
20 a 25 cl de sumol de ananás (se optar por 1 lata de sumol, verta quase tudo… não necessita da lata inteira).

Recheio
1 pacote de natas (adoçado a gosto)
Este bolo também fica muito bom com recheio de natas e morangos. Neste caso deve lavar muito bem os morangos, cortá-los em quadradinhos pequeninos e envolvê-los no chantilly.

Cobertura
2* pacotes de natas (adoçado a gosto)
* sobra alguma coisa mas 1 pacote é pouco
Pode optar por outra cobertura como por exemplo:
1 pacote de natas
1 tablete de chocolate negro
2 colheres de sopa de leite condensado

PREPARAÇÃO

Comece por preparar a calda levando a água ao lume com o açúcar e a baunilha. Depois de levantar fervura deixe ferver por 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer. Quando estiver fria, acrescente o sumol e reserve.

Base de chocolate
Comece por bater as claras em castelo com uma pitada de sal, vá acrescentando as gemas uma a uma e de seguida o açúcar até obter um creme fofo. Por fim envolva com uma colher de pau a farinha peneirada, misturada com o chocolate e o fermento. Forre uma forma com papel vegetal e leve ao forno a 180 / 200ºC durante 20 minutos. Depois de cozido retire e deixe arrefecer.

Repita o mesmo processo para o topo. Quando tiver os dois bolos preparados (e já frios) coloque a base de chocolate no prato definitivo. Com a ajuda de uma faca, retire a crosta de forma a ficar apenas com a parte da massa fofa. Faça a mesma operação com o topo do bolo. De seguida pique com um palito e molhe todo o bolo com a calda até ficar bem humedecido. Deve fazer esta operação com o pão-de-ló mas não pode ficar tão húmido senão torna-se impossível pegar nele para sobrepor por cima do bolo…

Bata as natas em chantilly e recheie o bolo. Cubra com o pão-de-ló. Se optar por fazer o bolo de véspera, será hora de o guardar no frigorífico coberto com película e deixar a cobertura para o dia seguinte. Este bolo é sempre melhor de um dia para o outro para ficar mais húmido.

No próprio dia bata as restantes natas em chantilly e cubra toda a superfície. Decore a gosto.

2 comentários:

  1. Olá Teresa! Em primeiro lugar, gostava de agradecer-lhe por todas as receitas que partilha aqui, são muito boas, tenho utilizado imensas desde que descobri o seu blog. Esta receita do butterfly cake é uma receita que me fascina imenso, tanto pela sua certa complexidade como pelo aspeto do bolo. No entanto, tenho certas dúvidas acerca da receita: a primeira delas é em relação à calda, a calda foi realizada no inicio, mas quando é que colocou a calda no bolo?
    a segunda dúvida é, acerca da cobertura que utilizou no bolo além do chantilly caseiro, o bolo parece ter um certo brilho como uma espécie de purpurinas o que é (e onde poderei arranjar)?
    E por fim vi no seu blog pessoal, que inicialmente queria utilizar em vez das borboletas de papel umas em pasta de açúcar, a pasta de açúcar que ia utilizar foi feita por si ou comprou já feita?
    Agradeço desde já e aguardo resposta!
    Um abraço de uma enorme fã do seu blog.
    Ps. este comentário vai em anónimo pq eu na tinha conta com a qual comentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!


      Antes de mais obrigada pelo seu email, assim como pela sua opinião do blog! É muito bom saber o feed-back de quem nos lê!

      Respondendo ás suas questões:

      . A calda é preparada no início para arrefecer;
      . A calda é posta no bolo quando ambas as partes estiverem frias; depois de retirar com a faca a crosta do bolo (é fininha e o que retira é muito pouco… se levantar um bocadinho com a faca descola muito facilmente!) e depois de picar o bolo com um palito. Eu costumo aplicar a calda com a mão… Não se esqueça que a base do bolo pode ficar bem mais húmida que a parte de cima… A de cima se ficar encharcada depois não consegue pegar nela para pousar em cima do recheio! Sim? Mas se ler atentamente a receita está lá escrito, desculpe se não fui explícita!


      Brilho: são purpurinas comestíveis, aqui no Porto costumo comprar na Pasgelpan ( http://www.pasgelpan.com/store/ )

      Pasta de açúcar: compro já feita e chama-se pasta de açúcar ou pasta Portuguesa! Existe em várias cores e embalagens de vários tamanhos (250grs; ½ Kg ou 2,5Kg). Também compro na Pasgelpan ou na Casa Januário.

      Beijinhos e mais uma vez obrigada pelo seu comentário!

      Qualquer dúvida, disponha e boa sorte com o bolo! depois diga-me qual foi a aceitação :)))

      Eliminar