sexta-feira, 29 de maio de 2015

HAMBÚRGUERES DE SALMÃO

odiariodeumateresaroquettefotos
Ingredientes (serve 4)
2 postas de salmão
1 cebola
1 dente de alho
4 colheres de sopa de pão ralado
1 gema de ovo
1 ovo inteiro
Salsa (usei congelada)
Sumo de limão
Mostarda q.b.
Sal
Pimenta

Preparação
Limpe o peixe retirando a pele e as espinhas e corte-o aos quadrados. Pique sem deixar moer demasiado. Verta numa taça. Misture a cebola muito picada, o dente de alho e todos os restantes ingredientes com o peixe. Divida a massa em 4 e molde os hambúrgueres. Leve ao frigorífico meia hora antes de grelhar. Para grelhar usei uma frigideira de fundo liso mas antiaderente, untei o fundo com azeite e limpei o excesso com papel de cozinha. O tempo de cozedura depende do gosto de cada um, mas 2 a 3 minutos de cada lado é mais que suficiente.

Obs: Para moldar os hambúrgueres pequei num tupperware redondo e coloquei um pedaço de película aderente (para ser mais fácil desenformar) a forrar o interior duma forma tosca e rápida; dentro do tupperware, em cima da película, coloquei a porção correspondente a um hambúrguer, calquei e alisei a superfície com uma colher. Desenformei em cima de papel vegetal e mantive a película para levar ao frio.

Inspirei-me daqui
Molho para os hambúrgueres:
2 colheres de sopa de maionese de compra (no caso de querer simplificar o processo)
1 colher de sopa de água
1 fio de azeite
Sumo de limão
Mostarda
Sal e Pimenta q.b.
Salsa

Misture tudo e mexa, a água dá-lhe um molho menos espesso que a maionese e mais fácil de espalhar tanto no hambúrguer, como na salada se preferir (claro que o azeite e vinagre são sempre uma opção mais saudável e a nossa foi assim servida, da forma tradicional)!

Os hambúrgueres podem ser servidos no pão com alface e tomate ou no prato com salada, depende de como preferir!



Bom apetite

1 comentário:

  1. Mesmo só com a foto do "antes" parece-me muito bem! E a melhor parte é que parece ser uma receita fácil. Para a semana vou tentar fazer... nham.... :-)

    Obrigada pela partilha da receita!
    Bom fim de semana!
    SH

    ResponderEliminar