sábado, 5 de janeiro de 2013

Almofadinhas de atum



2 Latas de atum em água
1 Tomate picado sem sementes
½ Pimento vermelho picado
1 Ovo batido
Sal e pimenta
1 Colher salsa picada
Sementes de papoila
Azeite

Ponha o atum escorrido numa tigela e adicione o tomate, o pimento e a salsa. Tempere com sal e pimenta. Adicione o ovo e mexa. Faça bolinhas pequenas. Polvilhe com sementes de papoila.
Na receita original deve terminá-los assim: em azeite bem quente, frite durante 2 minutos de cada lado até ficarem dourados.
Na minha receita: forrei uma frigideira com papel vegetal antiaderente. Verti um fio de azeite e limpei os excessos com papel de cozinha. Quando estava quente, coloquei as bolinhas uma a uma. Virei-as passado alguns minutos com a ajuda de uma espátula. Deixei-as ficar mais dois minutos e estavam prontas. Esta versão é mais saudável porque não é frito!
Servi as almofadinhas acompanhadas de uma bela salada de alface e canónigos.
As almofadinhas a cozinhar no papel vegetal

Apresentação final

Obs: fiz a receita com as quantidades que vinham indicadas no livros (as mesmas em epígrafe) mas rapidamente cheguei à conclusão que é imenso… Estas almofadinhas dão pelo menos para duas refeições! Assim sendo, quando fizer esta receita já sabe que terá excedentes, ou a tal refeição já preparada, para levar para o trabalho ou para consumir quando chegar a casa esfomeada!

Bom apetite,

Teresa B.

8 comentários:

  1. Tenho andado a ler as suas receitas (também comprei o livro) e hoje fiz esta receita mas as almofadinhas desfizeram-se completamente :( existe algum truque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia, boa noite!

      Tenho pena que a experiência não tenha corrido bem...

      Experimente deitar um fio de azeite sobre o papel vegetal e limpar o excesso com papel de cozinha. Tente que o lume não esteja muito alto para não agarrar...

      O papel vegetal de cozinha do Pingo Doce é o que funciona melhor, o da marca Dia é muito pouco anti-aderente e não resulta tão bem!

      O livro manda 'fritar' as almofadinhas em azeite, pode ser mais fácil de confecionar... nunca experimentei mas deve ficar bem na mesma :)

      Beijinhos e muito sucesso para a sua dieta!!!

      Eliminar
  2. Bom dia Teresa e obrigada pela pronta resposta :)
    Eu segui a receita do livro mas da próxima vez vou fazer como diz.
    Quem está a fazer a dieta é o meu namorado, (eu sou a cozinheira lool) está na 1ª semana da 1ª fase -apesar de não dever- hoje ele pesou e voilá... menos 2 quilos :) Ficou todo contente e é para continuar.
    Vou continuar a acomopanhar o seu blog, gosto muito.
    Beijinhos e boa 6ª feira (e melhor fim-de-semana ;) )

    ResponderEliminar
  3. Vou ter que adicionar seu blog aos favoritos!

    ResponderEliminar
  4. Fiz como disseste e ficou muito bom. Achas que dá para fazer no forno também?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dora! Eu penso que sim e agrada-me porque forno parece-me sempre bastante mais saudável. Tem de ter cuidado apenas para não ficarem muito secas! Se experimentar diga como correu! Beijinhos

      Eliminar
    2. Fiz ontem da maneira que disseste mas metade ficou queimado e a outra metade, muito mole. Ehehehehe! Mas estavam mesmo saborosas. Aliás, isto crú, até sem o ovo, fica bom.
      Não consegui foi segurar bem o papel vegetal.

      Eliminar