domingo, 6 de janeiro de 2013

Empadão mexicano

Ingredientes
300grs de carne picada (pode ser uma mistura de vaca e peru ou frango)
1 pacote de tempero seco para tacos (à venda no El Corte Inglês)
Meia cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa bem cheia de queijo Philadelphia light
1 tomate grande sem sementes cortado aos cubinhos
Alface lavada e cortada em juliana
Uma mão cheia de queijo ralado magro
Meia lata de tomate aos pedaços
Um fiozinho de azeite
Sal, pimenta e oregãos

Preparação
Ponha o fio de azeite numa frigideira e quando estiver quente, junte o alho e a cebola e mexa. Junte a carne e vá mexendo. Tempere com sal e pimenta. Junte o tempero de taco e mexa até a carne estar douradinha. Retire da frigideira e ponha numa taça funda para servir à mesa, de forma a cobrir o fundo.
Espalhe o queijo philadelphia por cima de forma uniforme, de forma a tapar a carne toda. Polvilhe com o queijo ralado também de uma forma uniforme, de forma a cobrir o queijo Philadelphia (como a carne está quente, o queijo ralado vai derreter um pouco).
Espalhe o tomate por cima do queijo e polvilhe com oregãos. Agora a alface por cima do tomate, sempre a cobrir a camada interior por inteiro. Tempere os tamates em lata com sal, pimenta e oregãos e espalhe levemente por cima da alface. Está pronto a servir. Pode, se quiser, acompanhar com uma salada verde.


Obs: este prato é muito simples de confeccionar e rende imenso. Dificilmente conseguirá fazer apenas 1 refeição com este preparado. Mas tenho de vos confessar… este empadão mexicano é simplesmente maravilhoso, com sabores tão difentes dos  habituais e ao mesmo tempo uma combinação tão maravilhosa e de tão boa degustação.

Bom apetite!

7 comentários:

  1. Já tinha visto esta receita no livro, mas confesso que a parte do tomate em lata por cima do preparado... não me parece bem :\
    A mistura para tacos só existe no El Corte Inglês?
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Também fiquei reticente quanto ao tomate, mas decidi que ia confeccionar exactamente como a receita diz!! Até ponderei não colocar a alface e levar o empadão ao forno mas não! Experimenta, a mistura de sabores combina na perfeição. A única alteração que fiz foi acrescentar oregãos ao tomate...

    A mistura para já só encontrei lá... Ainda hoje procurei no Pingo Doce e não têm. Mais, no El Corte Inglês perguntei a um funcionário se tinham e ele disse-me que NÃO!!! Como não sou de desistir, resolvi procurar com a ajuda do meu namorado e lá estava... Há dois sabores diferentes. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Vou ter de experimentar, então! :)
    Talvez no Jumbo tenha a mistura. Aqui não tenho El Corte Inglês...
    Os teus cozinhados ficam com um ar mesmo apetitoso.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. é óptimo! faz lembrar comida tipo tex-mex!

    ResponderEliminar
  5. Eu faço-a mas ponho os tomates fresco e o de lata no preparado enquanto está ao lume. Então depois o que leva por cima é só a alface. Tempero para tacos não achei mas no Continente achei uns frasquinhos na área das especiarias de mistura e comprei um que dizia que era para comida mexicana. Fica excelente.

    ResponderEliminar